Associação Sergipana de Supermercados

segunda-feira, 19 de Fevereiro de 2018

webmail

Redes Sociais:

facebook twitter
 
 

Publicidade

Galeria de Fotos

Minhas compras sem barreiras

 

Pessoas com deficiência fazem compras em supermercado da capital. Ação fez parte da semana Aracaju Acessível.

 

Com o intuito de tornar o varejo alimentar acessível, a Associação Sergipana de Supermercados (Ases) promoveu na segunda-feira (21) a ação “Minhas compras sem barreiras”. O trabalho foi desenvolvido no supermercado GBarbosa, localizado no Shopping Rio Mar, e fez parte da programação do projeto Aracaju Acessível, em comemoração alusiva ao Dia Nacional e Municipal de Luta da Pessoa com Deficiência.

 

Cinco pessoas com deficiência participaram da ação que teve como objetivo mostrar como é ser consumidor dentro de um varejo supermercadista, através do acompanhamento de um funcionário capacitado para o atendimento. “A ideia é que eles apontem o que os estabelecimentos oferecem de acessibilidade”, explica João Luiz Oliveira, presidente da Ases.

 

Para João Luiz, essa também é uma oportunidade de conquistar novos clientes, mostrar a sociedade a acessibilidade oferecida e melhorar as relações interpessoais entre funcionários e clientes.

 

Para Rita de Cassia, deficiente visual com baixa visão, a maior dificuldade na hora de fazer as compras é verificar os preços dos produtos e conferir os itens enquanto estão sendo passados no caixa. “É muito interessante isso de uma pessoa nos acompanhar. Se é a própria loja que designa um funcionário para me acompanhar as compras, eu tenho que confiar nele, no que ele me diz sobre os preços e produtos”, pontou Rita que precisa sempre pedir ajuda a terceiros para confirmar os preços, mas que nem sempre revelam o preço correto.

 

Com deficiência visual e motora, o senhor Emerson de Carvalho, nunca fez compras sozinho. “Foi uma experiência muito boa; gostaria de fazer isso mais vezes”, comentou ele que comprou laranja, chocolate, creme dental e papel higiênico pela primeira vez se a ajuda de um familiar.

 

O vereador Lucas Aribé também participou da ação. Para ele “Minhas compras sem barreiras” permite que pessoa com deficiência seja incluída como consumidor, além de levar cidadania e acessibilidade e respeito para eles. Ele também foi acompanhado às compras. “Achei fantástica a atuação da funcionária durante as minhas compras. O tempo todo ela me ambientou, sinalizando em quais sessões estávamos passando; isso é muito importante, porque nem sempre a pessoa vem para comprar um item. Quando vai passando pelos corredores é que vai escolhendo mais produtos”.

 

A Semana Aracaju Acessível segue até o dia 27. A programação completa está disponível no site www.lucasaribe.com.br

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Este conteúdo está sendo produzido. Aguarde.

Associe-se

associe-se

Publicidade