jornalismo@ases-se.com.br
(79)3211-7540
ASES

Notícias ASES

Divulgado Ranking Abras 2019

14 de Maio de 2019

 

Lideranças supermercadistas de todo o Brasil se reuniram em jantar de divulgação oficial da 42ª Pesquisa Ranking ABRAS/SuperHiper, que aconteceu domingo (5/5) na sede da Fecomercio, em São Paulo. Em seu discurso, o presidente da ABRAS, João Sanzovo Neto, destacou a tradição do estudo e a força dos supermercados para a economia, que em 2018 registraram R$ 355,7 bilhões de faturamento. “A atividade supermercadista é hoje uma das mais representativas da economia brasileira, responsável por 5,2% do produto interno bruto. Os nossos números mostram não apenas a realidade do setor, mas também o trabalho e dedicação dos empresários na desafiadora tarefa que tem se transformado o crescimento do consumo após uma recessão.”


Sanzovo destacou ainda o processo de evolução do mercado consumidor, que está cada vez mais rápido e dinâmico. “O modo com que as pessoas consomem conteúdo está mudando, assim como a maneira de divulgar um negócio ou produto, tornando a informação fundamental na tomada de decisão. Por isso, o nosso Ranking ABRAS/SuperHiper, que traz o mais completo estudo do setor supermercadista é tão importante.”

 

 O presidente falou, também, da relevância da Frente Parlamentar do Comércio, Serviços e Empreendedorismo (FCS), relançada no dia 27 de março, no processo de fortalecimento do setor e auxílio na conquista de demandas que estão sendo trabalhadas pela ABRAS e a União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços (UNECS) para 2019, que incluem a permissão para que os supermercados voltem a comercializar medicamentos isentos de prescrição médica, redução dos juros bancários, e Reforma da Previdência, esta última ele enfatizou como fundamental no momento para resolver o desequilíbrio fiscal do País. “Sem a Nova Previdência, iremos continuar fechando no vermelho e não avançaremos nos investimentos, nem na melhoria da infraestrutura do Brasil.”

 

O jantar contou com o secretário de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Fernando Henrique Schwanke, representando a ministra Tereza Cristina Dias. Ele destacou em seu discurso a força do setor supermercadista para o Brasil e o esforço do governo federal para melhorar o ambiente empresarial do País. “Vocês, supermercadistas, são muito importantes para o setor primário brasileiro, e queremos aproximar o MAPA deste setor. Estamos trabalhando para tornar esse país melhor, com menos Brasília e mais Brasil”, finalizou.

O subsecretário de Desenvolvimento de Comércio e Serviços, Fábio Pina, participou do evento representando o ministro da Economia Paulo Guedes. Em seu pronunciamento, Pina ressaltou a atenção do governo federal com o setor de comércio e serviços e os desafios que o Brasil enfrenta para voltar a crescer. “O desemprego ainda atinge mais de 13 milhões de pessoas, é um número  assustador, e precisamos resolver isso e dar encaminhamento às reformas estruturais, a da Previdência já está no Congresso. Estamos gerindo uma série de medidas para destravar a economia, em breve vocês terão notícias. O governo federal fará tudo o que for preciso para simplificar o ambiente de negócio e para reduzir o manicômio tributário que temos hoje.”

 

Das entidades que fazem parte da UNECS participaram o presidente da Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco), Cláudio Conz, e o presidente da regional São Paulo da Associação de Bares e Restaurantes (Abrasel), Percival Maricato.

 

Premiação 20 maiores

As maiores empresas supermercadistas do País, responsáveis por um faturamento de R$ 175,5 bilhões em 2018, foram homenageadas no jantar Ranking ABRAS/SuperHiper com certificados entregues pela diretoria da ABRAS e das associações estaduais, patrocinadores e parceiros do evento. Clique aqui e confira a relação completa com todas as colocadas.

 

Lojas

Em 2018, o setor supermercadista registrou 89,6 mil lojas, um total de 227,6 mil check-outs. No ano passado, os supermercados geraram 1,853 milhão de funcionários diretos ante 1,822 milhão em 2017, que resultou em 30,7 mil novas vagas de empregos no País, e mais de 5 milhões de empregos indiretos.

 

Pesquisa

O estudo Ranking ABRAS/SuperHiper é elaborado pelo Departamento de Economia e Pesquisa da entidade nacional de supermercados em parceria com a Nielsen, e traz um panorama completo do setor supermercadista no Brasil. Elaborada há 42 anos, a pesquisa mostra o faturamento dos supermercados, participação das diversas seções nas vendas totais e expectativa de investimento. Além disso, o estudo apura também dados estruturais: espaço físico, formato de loja, entre outras informações.

 

Tendências

No jantar Ranking ABRAS/SuperHiper, o diretor de Atendimento ao Varejo da Nielsen, Roberto Butragueño, fez a apresentação da metodologia da pesquisa Ranking ABRAS. Na oportunidade, ele também falou das tendências para 2019, com destaque para  o consumidor que ainda continua cauteloso e controlando seus gastos, que faz um mix  cada vez maior de canais, escolhendo até 8 tipos de estabelecimento, citou os preços e promoções como atributos relevantes para a compra de produtos de alto giro, e falou do crescimento do varejo on-line no Brasil, que deve ser visto como uma grande oportunidade pelos empresários. "58 milhões de brasileiros fizeram pelo menos uma compra on-line em 2018. Alimentos e bebidas são as categorias que mais cresceram em números de pedidos no ano passado.”

 

Acordo

Durante o jantar, o presidente João Sanzovo Neto assinou Convênio de Cooperação com a Reciclus, representada pelo gerente-geral de Operações, Willian Gutierrez, para desenvolver junto às associações estaduais de supermercados a divulgação do programa de coleta consciente de lâmpadas.

 

RAMA

Giampaolo Buso, diretor da PariPassu, gestora técnica do Programa de Rastreabilidade e Monitoramento de Alimentos (RAMA), foi homenageado no evento, com troféu pela colaboração e parceria com o programa RAMA. A homenagem foi entregue pelo superintendente da ABRAS, e coordenador do RAMA, Márcio Milan, e pelo secretário de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Fernando Henrique Schwanke.

 

Patrocinadores

O jantar do Ranking ABRAS/SuperHiper contou com grandes empresas patrocinadoras, que contribuíram para deixar o evento ainda mais especial, dentre elas: GS1 Brasil, BRF, Coca-Cola, Friboi e Nielsen. O evento também recebeu o importante apoio das empresas: Benafrutti, Compex, DM Card, Reciclus e Sodexo.

 

Clique aqui e faça o download do Ranking ABRAS/SuperHiper. A cobertura completa do evento estará na edição de junho da revista SuperHiper, publicação oficial do setor.

 

Redação Portal ABRAS