jornalismo@ases-se.com.br
(79)3211-7540
ASES

Notícias ASES

Rama, CCT e Eleição foram abordados na reunião de janeiro

29 de Janeiro de 2020

 

Líderes e associados da Associação Sergipana de Supermercados (Ases) se encontram na sede da instituição no dia 28 de janeiro para a primeira reunião de Sócios e Diretores de 2020.

 

O Rastreamento e Monitoramento de Alimentos – Rama, foi o primeiro tema apresentado, apresentado pelo gestor técnico da Paripassu, Alisson Lopes, que teve como destaque a situação a Instrução Normativa 1/19 (ICN) que está em vigor desde agosto de 2019, na qual elenca os itens que já estão passíveis de fiscalização em razão da rastreabilidade da cadeia produtiva. A segunda lista de itens entre em vigor em agosto de 2020, mas é preciso que os supermercados estejam atentos desde já. Alisson informou que algumas correções precisam ser feitas dentro dos varejos participantes, entre eles, o processo de renovação das etiquetas no estoque e na exposição. “Isso acontece porque há uma prática conhecida como “tombamento” de mercadoria, onde a mercadoria do fornecedor e colocada no caixote da loja e ocorre do responsável pela exposição dos produtos na loja e no estoque não fazer a troca imediata da etiquetada”, pontua Alisson.

 

O segundo momento da reunião foi voltado para tratar da Convenção Coletiva de Trabalho do Setor Supermercadista 2020. O tema foi conduzido por Abel Gomes da Rocha filho, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios de Aracaju, que falou sobre a mudança da data base. “Ano passado já tivemos a mudança da data base para Janeiro; é importante lembrar que as negociações começaram agora e não sabemos quanto tempo podem durar, por isso o empresário pode fazer a antecipação salarial, tendo como base o INPC de 4,48, até o fechamento da convenção”, informou Abel.

 

O presidente da Ases, Francisco Firmino, falou da proximidade da mudança de diretoria. “Meu mandato acaba em março, e por isso já estamos convocando os sócios para eleger uma nova diretoria que comandar a entidade até 2022”, informou ele. O edital estará sendo providenciado para que as chapas se apresentem e possivelmente a eleição ocorrerá no dia 18 de fevereiro, data que acontece a reunião de fevereiro.